Rotary Club de Mandaguari-Família adere a campanha Juntos contra a Pólio
Os Rotary Clubs do Brasil lançaram em setembro, a campanha Juntos contra a Pólio, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite. A iniciativa visa ainda chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado mundialmente em 24 de outubro.
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, mas corre o risco de reaparecer. Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.
A poliomielite é uma doença grave e mais conhecida como paralisia infantil, por deixar quadros permanentes de paralisia em pernas e braços, forçando parte dos que se recuperam a usar cadeiras de rodas e outros suportes para locomoção. A enfermidade também pode levar à morte por asfixia, com a paralisia dos músculos torácicos responsáveis pela respiração. Durante os períodos mais agudos em que a doença circulou, crianças e adultos com casos graves chegavam a ser internados nos chamados "pulmões de aço", respiradores mecânicos da época, dos quais, muitas vezes, não podiam mais ser retirados.
No dia 22 de outubro, realizaremos o Pedalando contra a Pólio, um passeio ciclístico que servirá como um alerta para que mais crianças sejam vacinadas, pois acreditamos no poder da vacina!
Maiores informações disponibilizaremos nos próximos dias em nossas redes sociais. Fiquem ligados!
Postado em 08 de Outubro de 2023 por Rotary Club de Mandaguari-Família